domingo, 14 de abril de 2013

Sistema Prisional: CNMP lança ferramenta online para preenchimento de relatórios.

Sesso_Plenrio_14.3_066O conselheiro Mario Bonsaglia (foto), presidente da Comissão Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, lançou na manhã desta quinta-feira, 14/3, o Sistema de Inspeção Prisional do Ministério Público (SIP-MP). A ferramenta foi apresentada ao Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) durante a 2ª Sessão Extraordinária de 2013.
O SIP-MP foi criado para facilitar o preenchimento dos formulários das inspeções mensais e anuais realizadas pelos membros dos Ministério Público no sistema prisional, instituídas pela Resolução CNMP. n. 56/10. Nas visitas, promotores e procuradores verificam itens como capacidade e ocupação da unidade prisional, número de celas e de presos, a estrutura física, existência de serviços de saúde, trabalho e sistema de educação, registro de casos de violência, entre outros itens.
Até março deste ano, os dados eram consolidados em formulário PDF. A partir de agora, as informações serão lançadas diretamente no sistema, que permite, entre outras coisas, importação de dados de inspeções anteriores, cálculo automático de informações e remessa online dos formulários. A ideia é facilitar e agilizar o preenchimento dos dados.
“Tudo poderá ser feito diretamente no site do CNMP, e não mais por meio de e-mail. O sistema permite que todas as informações sejam lançadas online, sem prejuízo da validação dos formulários pelas corregedorias locais, o que também será feito pela internet”, explicou o conselheiro Mario Bonsaglia.
O SIP-MP foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do CNMP, a partir de sugestões de membros e de Corregedorias-Gerais dos Ministérios Públicos. A ferramenta vai facilitar também análise e a compilação de dados nacionais relativos às inspeções. A previsão é lançar em junho relatório sobre o assunto.


Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124
ascom@cnmp.gov.br
twitter: cnmp_oficial
facebook: cnmpoficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário