sexta-feira, 3 de maio de 2013

Novo presídio aposta no trabalho para ressocialização de detentos em Oliveira.


PDF Imprimir E-mail
nova-unidade-prisional-de-oliveira-tem-capacidade-para-abrigar-114-presos_g_g_box.jpg
Os homens e mulheres que cumprem pena no Presídio Dr. Nelson Pires, em Oliveira, no Centro-Oeste de Minas, terão oportunidade de trabalhar e estudar. Isso ocorre em função da mudança para novas instalações, entregues, nesta quinta-feira (2), pelo governador Antonio Anastasia. O presídio tem capacidade para abrigar 114 presos entre homens e mulheres. Para a obra, foram investidos R$ 2,3 milhões em recursos estaduais.
Em parceria com o município, foi instalado um galpão para produção de blocos de concreto, que serão utilizados em pavimentações das vias urbanas de Oliveira. A fábrica deverá oferecer trabalho a 20 detentos. Ainda neste ano, serão construídas duas salas de aula e um laboratório de informática. Também serão oferecidos dois cursos profissionalizantes, um de pedreiro e outro de carpinteiro de telhados, com 15 vagas cada um. No terreno, há espaço que será destinado ao ensino de técnicas de plantio de hortaliças e leguminosas.
Durante a solenidade, o governador destacou que o novo presídio será uma oportunidade para que os detentos que cumprem pena em Oliveira se juntem aos mais de 12 mil presos que, hoje, trabalham ou estudam em todo o Estado, segundo Anastasia, um passo fundamental para sua reinserção na sociedade.
antonio-anastasia-inaugurou-o-presidio-dr-nelson-pires-em-oliveira_10_g_g_box.jpg
“É um presídio dentro dos padrões modernos, com uma equipe qualificada e, mais do que tudo, para aqueles que vão aqui pagar a sua pena, sua dívida com a sociedade, possam estudar e trabalhar. Esse é um grande desafio do sistema penitenciário do mundo, permitir que as pessoas que venham aqui cumprir sua pena, que eles aproveitem, sob o ponto de vista da recuperação, plenamente, possibilitando a sua reinserção na sociedade, com estudo e trabalho”, afirmou.  
As novas instalações contam com dois alojamentos femininos e 11 masculinos, e um albergue destinado aos presos do sexo masculino do regime semiaberto e aberto, com 1.353,45 m² de área construída, em terreno doado pela prefeitura. O local dispõe de sala para visitantes, duas celas para visita íntima, biblioteca, parlatório, espaço para revista masculina e feminina, consultórios médico, psicológico e dentário, e área administrativa.
Diante do prefeito João Batista Souza, de deputados, autoridades locais e integrantes do sistema penitenciário, Anastasia reafirmou ainda a importância do tema da federação para consolidar ações relevantes de cada município. Para isso, o governador voltou a defender a descentralização dos poderes para garantir mais autonomias a estados e municípios.  
“Quero agradecer ao prefeito a parceria, porque a prefeitura está muito mais próxima da realidade que a administração central. Por isso que defendemos tanto a federação, advogando sempre que as decisões fiquem mais próximas dos problemas. Por isso fizemos programas, como o ProMunicípio, para descentralizar a execução e as decisões e permitir maior agilidade na solução dos problemas. Chega de concentração de poderes. Ao contrário, o Brasil é grande, tem de descentralizar, e o presídio é um exemplo disso”, ressaltou o governador.  
Reforço no sistema prisional
antonio-anastasia-inaugurou-o-presidio-dr-nelson-pires-em-oliveira_12_g_g_box.jpg
Em seu pronunciamento, o governador resgatou as ações desenvolvidas pela administração estadual desde 2003, que resultou, segundo Anastasia, numa verdadeira revolução do sistema prisional em Minas Gerais. As vagas prisionais saltaram de 5 mil para mais de 28 mil nos últimos dez anos. Além de liberar os policiais civis para exercer suas funções de investigação, o Governo do Estado permitiu que a guarda penitenciária, que contava com um efetivo de 3 mil servidores, passasse a ser uma corporação com 16 mil integrantes, com a mesma política salarial dos Sistema de Defesa Social.  
“Tudo isso demonstra esse esforço que, aliás, é matemático. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública todo ano publica o percentual de gasto dos estados em relação à segurança pública. Há muitos anos, Minas Gerais é o primeiro. O último indicador manteve Minas Gerais em primeiro lugar em relação ao nosso orçamento. Somos o Estado que mais investe em segurança e, mesmo assim, ainda temos uma imensidão de necessidades”, concluiu Antonio Anastasia.
O Presídio Dr. Nelson Pires foi assumido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), em março de 2010. O objetivo foi otimizar o trabalho da Polícia Civil, liberando os policiais para ações de polícia judiciária. Com a nova estrutura, o local onde funciona o atual presídio será entregue à Polícia Civil.  
Pelotão dos Bombeiros garantido
o-secretario-de-defesa-social-romulo-ferraz-anunciou-a-inauguracao-do-corpo-de-bombeiros_g_g_box.jpg
Durante a solenidade, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, anunciou mais um reforço para a segurança de Oliveira e região. Segundo o secretário, a inauguração do Pelotão do Corpo de Bombeiros do município ocorrerá até agosto. Em parceria com a prefeitura, estão assegurados os últimos ajustes para o funcionamento da estrutura, que atenderá também os municípios de Aguanil, Campo Belo, Candeias, Carmo da Mata, Carmópolis de Minas, Cristais, Passa Tempo, Piracema, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo e São Francisco de Paula.
“Até o mês de agosto, a fração estará efetivamente implantada aqui em Oliveira, já com efetivos direcionados especificamente para essa unidade, que vai atender, não só a Oliveira, mas 12 municípios aqui do entorno”, garantiu o secretário, que ainda destacou o reforço que a Polícia Militar terá em seu efetivo com a realização de concursos em andamento, além da aquisição prevista de viaturas, que atenderá todo o Estado.  

Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário