domingo, 16 de junho de 2013

Profissionalização é tema de seminário das medidas socioeducativas em meio aberto.

         PDF Imprimir E-mail
14.06.13_seminario_meio_aberto.jpgDiscutir e refletir os aspectos técnicos e legais para inserção do adolescente em cursos profissionalizantes e, posteriormente, no mercado de trabalho foi a proposta do I Encontro de Municípios conveniados do meio aberto com a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase). O evento ocorreu no último dia 12, no auditório do Tribunal de Justiça, em Belo Horizonte, e contou com a participação de quase todos os 30 municípios conveniados.
Foram realizadas palestras sobre a profissionalização nos municípios e a legislação que regula o trabalho e ainda uma mesa redonda sobre boas práticas na área da qualificação nos municípios de Lavras, Betim e Pará de Minas. A diretora de Apoio e Fomento às Medidas em Meio Aberto, Marina Colares, disse que na mesa redonda os representantes dos municípios apresentaram as estratégias para inserção dos jovens, explicaram como é feita  a busca por parcerias e discutiram a participação da família durante o processo de profissionalização e cumprimento das medidas em meio aberto. “O que mais despertou a atenção dos participantes do encontro foi a capacidade destes três municípios em movimentar os adolescentes de forma positiva para os cursos e conseguir uma articulação com o mercado de trabalho da região”, destacou Marina Colares.
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) pretende capacitar cerca de 1500 atores das medidas socioeducativas por meio do Programa Portas Abertas, nos próximos 18 meses. Os recursos financeiros destinados pela Seds para os 30 municípios conveniados são utilizados para a contratação de cursos profissionalizantes, alimentação, material didático e transporte dos jovens. Atualmente 2170 vagas recebem apoio, mas este número chegará em 2680 até o final do ano.
 
Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário