terça-feira, 2 de julho de 2013

Cadeia pública de Monte Carmelo adquire categoria de presídio.

         PDF Imprimir E-mail
 
Cadeia Pública de Monte Carmelo (Foto: Reprodução/TV Integração)
Área foi cercada durante operação da polícia
(Foto: Reprodução/TV Integração)
 
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), assumiu a cadeia pública de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro, na última quarta-feira (26.06). A unidade, que agora possui a categoria de presídio, é a 135ª do Sistema Prisional. Com a mudança, agentes penitenciários passam a realizar a guarda e a escolta dos presos, possibilitando que os policiais militares e civis lotados na antiga cadeia retornem às suas funções constitucionalmente previstas, como o policiamento investigativo a as atividades preventivas.
 
A assunção faz parte da Política de Segurança Pública que vem sendo estruturada em Minas Gerais desde 2004. Com a ação, a unidade recebe, além de agentes penitenciários, técnicos em enfermagem, psicólogo, assistente técnico jurídico, assistente social e pessoal administrativo. Assim, os detentos custodiados no Presídio de Monte Carmelo receberão atendimentos jurídico, social e de saúde. Além disso, o cardápio de todas as refeições diárias oferecidas na unidade será supervisionado por nutricionista.
Operação
Durante o procedimento de assunção da cadeia pública de Monte Carmelo houve limpeza das celas e corte de cabelo dos presos, que também receberam kits compostos de uniforme, cobertor, toalha, escova de dente e produtos para higiene pessoal. Participaram da ação 18 agentes penitenciários do Presídio de Patrocínio, localizado no Alto Paranaíba, e três servidores da Diretoria de Segurança Interna da Suapi.
A partir de agora só será permitida a entrada do visitante que providenciar seu cadastro na portaria, mediante apresentação de documentos como atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF. Para viabilizar as adequações, nos primeiros 30 dias após a assunção, as visitas aos presos ficam suspensas.  A medida faz parte do Procedimento Operacional Padrão (POP), manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, que é adotado em todas as unidades prisionais administradas pela Suapi.
Assunções em Minas
Somente este ano houve a assunção de sete cadeias públicas no Estado.  Além da unidade de Monte Carmelo, no início de junho, a de Manga, no norte de Minas, também foi assumida. Segundo o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, a previsão é que, até 2015, todos os presos sob a custódia da Polícia Civil estejam sob a responsabilidade da Suapi.
 
Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário