terça-feira, 26 de novembro de 2013

Teófilo Otoni terá 32 câmeras do Olho Vivo no primeiro trimestre de 2014

PDF Imprimir E-mail
teofilo_otoni_3.jpgTrinta e duas câmeras do sistema de videomonitoramento Olho Vivo estarão em funcionamento até março do próximo ano em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. A data de implantação dos equipamentos e o novo número de câmeras para a cidade – que foi ampliado de 16 para 32 em razão de aportes orçamentários – foi anunciado nesta segunda-feira (25.11) pela cúpula da segurança pública de Minas Gerais no município. O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Márcio Martins Sant´Ana, e o superintendente de Investigações da Polícia Civil, Jeferson Botelho, participaram de reunião com lideranças policiais e representantes do Ministério Público e Poder Judiciário para discutir in loco questões de enfrentamento à criminalidade.

Com a ampliação do número de câmeras implantadas, segundo o secretário, será possível cobrir com videomonitoramento todo o hiper centro de Teófilo Otoni, além de regiões de bairros onde houver aglomeração comercial. O Olho Vivo é voltado, principalmente, para coibir a prática de roubos e, nas áreas onde foi instalado, já contribuiu para a redução de 30% a 40% dos crimes contra o patrimônio.
Ainda segundo o secretário Rômulo, até junho de 2014 a cadeia pública de Novo Cruzeiro, hoje administrada pela Polícia Civil, será assumida pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social. Com isso, policiais civis da cidade serão liberados para exercer suas funções de investigação. “No ano passado estivemos aqui em setembro e firmamos o compromisso de assumir as cadeias de Jequitinhonha e Pedra Azul, que ficam na região. Essa meta foi cumprida e agora estamos pactuando uma nova assunção, que trará ganhos para a Polícia Civil e para a população da cidade.”
Sistema Socioeducativoteofilo_otoni_1.jpg
O Centro Socioeducativo São Cosme, de Teófilo Otoni, vai ganhar novas 12 vagas já no início do próximo ano, ampliando sua capacidade para 42 vagas. Segundo informou o secretário, cerca de R$ 300 mil já estão liberados para a construção de dois novos alojamentos na unidade e o Estado aguarda apenas a cessão do terreno pela Prefeitura para iniciar as obras – o que deve acontecer até o final do ano.
As Medidas Socioeducativas de Meio Aberto, que objetivam responsabilizar o adolescente desde a prática dos primeiros atos e, com isso, evitar uma trajetória infracional, também devem ser ampliadas na região de Teófilo Otoni. Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro uma equipe da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) estará na cidade para uma capacitação sobre o tema. Cerca de 25 cidades do Vale do Mucuri e Jequitinhonha terão representantes no encontro.
Reforço na integração
O comandante da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´Ana, anunciou investimentos para a 15ª Região Integrada de Segurança Pública (15ª Risp). Segundo ele, até o primeiro trimestre do próximo ano serão entregues 91 viaturas da PM para a região. Já o superintendente de Investigação da Polícia Civil, Jeferson Botelho, ressaltou que, além de novas viaturas para a instituição, ainda em número indefinido, a Região Integrada terá seu quadro de peritos expandido, assim que o concurso para o cargo for finalizado.
 
Crédito fotos: Fernanda Leonel


Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário