quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Suapi assume cadeia pública de Itabirito/MG


PDF Imprimir E-mail
O sistema prisional mineiro chegou à marca de 142 unidades. A cadeia pública da cidade de Itabirito, localizada na Região Central do estado, foi assumida durante uma operação que envolveu 29 agentes de segurança penitenciários, sendo quatro de Ouro Preto, cinco de Nova Lima e 20 do Comando de Operações Especiais (Cope).
Ao todo, 94 detentos que estavam sob a responsabilidade da Polícia Civil passam a ser custodiados pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Mudança no comando da cadeia pública de
Itabirito foi oficializada hoje.
O subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, destaca que a partir de agora a unidade oferecerá programas de ressocialização e procedimentos mais humanizados para a ressocialização do detento. “A assunção representa uma melhor qualidade na prestação de serviços de segurança pública à comunidade considerando a liberação de policiais civis e militares para retornarem às suas funções”, completou.
Durante a operação de assunção, os detentos receberam kits da Suapi, que contém uniformes, cobertores, toalhas, escovas de dente e produtos de higiene pessoal. 

Transição vai resultar em uma série de
mudanças no dia a dia.

Com a mudança, a cadeia pública agora passa à categoria de presídio, e será norteada pelo Procedimento Operacional Padrão (POP) - manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, adotado em todas as unidades prisionais.
Para visitar os presos é necessário realizar um cadastro na unidade prisional, com a apresentação de documentos e comprovante de residência. O regulamento estabelece a suspensão das visitas nos primeiros 30 dias após a assunção, para que sejam feitas as adequações necessárias. 

O Sistema 
 
A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) foi criada em 2003 e, desde seu surgimento, tem atuado na assunção de cadeias públicas administradas pela Polícia Civil, na ampliação de vagas nas unidades prisionais e, principalmente, na constante melhoria da qualidade de atendimento aos presos, com a modernização e humanização do Sistema Prisional.
Hoje, a Suapi é responsável por 142 unidades prisionais que abrigam cerca de 48 mil presos. Com isso, aproximadamente 85% de toda a população carcerária do Estado já estão sob responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional.


Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário