quinta-feira, 3 de julho de 2014

Minas Gerais tem melhor gestão de segurança pública do país.



A Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (Seds) tem a melhor gestão de segurança pública do país. Este é o resultado do Levantamento de Governança de Segurança Pública (iGovSeg2013), realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) entre julho e novembro do ano passado, com participação de 25 Estados da Federação.
O levantamento conjugou elementos de governança pública e de governança corporativa, desdobrados em sete dimensões: estratégias, arranjos institucionais, tecnologia e conhecimento, resultados, gestão, pessoas e controles.
A avaliação foi realizada por meio de questionário e de entrevistas estruturadas realizadas com as secretarias. Dos 27 Estados, 25 (92,6%) responderam o questionário. As respostas foram pontuadas e cada secretaria estadual obteve um índice (iGovSeg), entre o 0 e 100, correspondente ao seu grau de governança de segurança pública. Minas Gerais obteve 73 pontos, o que colocou o Estado em primeiro lugar do país.
Para o secretário de Defesa Social de Minas Gerais, Rômulo Ferraz, o resultado do levantamento é consequência de um trabalho ininterrupto realizado nos últimos anos em Minas Gerais. “Aprimoramos nosso sistema de gestão continuamente em seus mais variados aspectos – investimento em tecnologia, ampliação e qualificação do quadro de pessoal e integração institucional entre os diversos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça”, afirmou.

Levantamento

O objetivo do levantamento realizado pelo TCU foi conhecer e avaliar as condições de governança e de gestão da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e das secretarias de segurança dos estados e do Distrito Federal, quanto às condições para implementar a Política Nacional de Segurança Pública.
Os índices correspondentes ao grau de governança de segurança pública foram classificados nos níveis Insuficiente (iGovSeg menor que 25), Inicial (iGovSeg menor que 50 e maior ou igual a 25), Intermediário (iGovSeg menor que 75 e maior ou igual a 50) e Aprimorado (iGovSeg maior ou igual a 75). Das 25 secretarias, 20 estão no nível intermediário, enquanto cinco situam-se no nível inicial.

Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário