terça-feira, 5 de agosto de 2014

Procurador de Minas Gerais assume Secretaria de Estado de Defesa Social

O procurador do Estado, Marco Antônio Rebelo Romanelli, assume a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), a partir desta sexta-feira (1º). Romanelli entra no lugar do procurador de Justiça Rômulo de Carvalho Ferraz.
Ferraz ocupou a secretaria por 2,4 anos e a saída dele estava acertada desde março de ano, quando o Antonio Anastasia deixou o governo de Minas. Ferraz permaneceu até o fim de julho, para acompanhar o planejamento final e a execução da segurança na Copa do Mundo.
De acordo com a Seds, Ferraz deixa os dados de criminalidade que passaram a ser divulgados mensalmente, a retomada de investimentos nas forças de segurança, aquisição de cerca de 3 mil novos carros das polícias e dos bombeiros, a ampliação do sistema prisional e a retomada dos investimentos em ações de prevenção como o programa Fica Vivo. Ao deixar a secretaria, Ferraz retoma as funções no Ministério Público.
Apesar do legado deixado pelo secretário citados pela Seds, os números da criminalidade no primeiro semestre apontam um aumento de 27,52% nas ocorrências de roubo no estado em relação ao mesmo período em 2013. Houve também alta em homicídios e tentativas de homicídios: 1,53% e 2,24% respectivamente. As ocorrências de sequestro e cárcere privado também aumentaram, o índice foi de 11,73%.
Já outros três tipos de ocorrências tiveram queda durante os primeiros seis meses em Minas Gerais. Os casos de estupro consumado caíram 18,99%, de estupro tentado, 4,26%, e de extorsão mediante sequestro, 10,61%.
Marco Romanelli
Marco Antônio Rebelo Romanelli tem 59 anos, é natural de Belo Horizonte e pós-graduado em Teoria Geral do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Procurador do Estado e professor licenciado na PUC, foi membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em 2002 e membro eleito do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) de 2002 a 2004. Foi Procurador Geral-Adjunto entre 2001 e 2003, Advogado Geral-Adjunto entre 2007 e 2010 e Advogado Geral do Estado entre janeiro de 2010 e abril de 2014.
Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário