segunda-feira, 13 de maio de 2013

Sistema penitenciário inaugura sala da OAB e galpão de trabalho em Juiz de Fora MG

PDF Imprimir E-mail
sala_oab_jf_mini.jpg
As penitenciárias Professor Ariosvaldo Campos Pires e José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, passam a contar, a partir de agora, com uma sala da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e uma nova unidade de trabalho para os presos. Os espaços foram inaugurados pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), na manhã desta sexta-feira (10.05).
 
Presente na solenidade de inauguração, o secretário de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, destacou a importância das novas instalações para a melhoria do atendimento ao preso. “O desafio do sistema prisional é aumentar o percentual de ressocialização dos detentos e, para isso, temos o compromisso de expandir a instalação das salas da OAB nas unidades prisionais e também oferecer oportunidades de trabalho aos presos. Para mim é uma satisfação imensa inaugurar esses espaços hoje, pois estamos avançando nesse esforço de ressocialização”.
 
Atendimento jurídico
 
Na Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, a sala da OAB vai trazer melhorias significativas no atendimento jurídico dos presos. O espaço, de 37 m², é constituído por um parlatório de quatro baias, teladas e com acrílico, uma sala de espera, copa e banheiro. Ao todo, será possível receber até seis presos simultaneamente no local, garantindo maior agilidade e dinamismo no atendimento dos presos pelos advogados.
 
Para a construção da sala, a OAB investiu aproximadamente R$ 36 mil. Em seu discurso, o presidente da Ordem dos Advogados de Minas Gerais – Subseção Juiz de Fora, Denílson Clozato Alves, fez um agradecimento especial aos seis detentos que trabalharam, durante seis meses, na construção da nova sala. “Sem o trabalho de vocês nada disso teria sido possível”, ressaltou.
 
Oportunidade de trabalho
 
Na Penitenciária José Edson Cavalieri, a unidade de trabalho para ensacamento de asfalto vai empregar um total de 60 presos. Além de receberem a remição de pena (um dia a menos a cada três trabalhados), os detentos serão remunerados pela Único Asfaltos, parceira da unidade prisional. Para o presidente da empresa, Jorge Coelho, a parceria é motivo de orgulho: “Eu acredito na mão de obra do sentenciado, acredito que ele pode mudar a sua história através do trabalho”.
 
Dez presos trabalharam, durante o mês de abril, na reforma do local. Ao todo, foram investidos R$ 65 mil pela empresa parceira, que disponibilizou materiais de estoque, asfalto, computadores, câmeras, entre outros.
 
sala_oab_jf_mini3.jpg
Participaram também da solenidade o subsecretário de Administração Prisional da Seds, Murilo Andrade de Oliveira, juízes, promotores, defensores públicos e diretores de unidades prisionais da região. A diretora da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, Ândrea Valéria Andries Pinto, agradeceu a OAB e destacou que a parceria vai garantir mais dignidade aos presos. Já o diretor da Penitenciária José Edson Cavalieri, Jefferson Soares de Macedo, agradeceu à empresa parceira pela confiança e pelo investimento no sistema prisional mineiro.
 
Crédito fotos: Luiza Muzzi / Ascom Seds

Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário