terça-feira, 11 de junho de 2013

Batalhão especial da PM garante a segurança na Copa das Confederações.

PDF Imprimir E-mail
batalho_copa_078.jpgA Polícia Militar de Minas Gerais deu início, nesta sexta-feira (07.06), às atividades do Batalhão Copa. Formado por mais de 1.500 policiais, o grupo irá atuar de forma preventiva nas ruas da capital durante a Copa das Confederações e, no próximo ano, durante a Copa do Mundo. “É um batalhão temporário, que tem uma função específica: dar um apoio aos grandes eventos e garantir a tranquilidade dos turistas e cidadãos”, explica o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Divino Pereira de Brito.
A Polícia Militar irá garantir policiamento ostensivo na Copa das Confederações nos dias de jogo e nos dias anteriores a eles, principalmente nos horários de maior movimentação. Os militares atuarão em locais estratégicos, como zonas próximas aos aeroportos, ao terminal rodoviário, às estações de metrô e aos centros de treinamento, além de áreas turísticas e de grande concentração de hotéis, pontos usuais de encontro da população e praças. 
A secretária adjunta de Estado de Defesa Social, Cássia Gontijo, destaca que a atuação dos policiais militares na Copa das Confederações acontecerá de forma conjunta com outras forças de segurança, como Polícia Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, entre outros.
Os 1.500 militares que integram o Batalhão Copa farão um curso especializado e específico, com aulas teóricas e práticas, para o policiamento nos grandes eventos esportivos que se aproximam. Segurança pública sobre turismo, análise de documentos pessoais internacionais, atendimento pré-hospitalar, atuação em estádios e locais de aglomeração de público, atuação em momentos de crise e língua estrangeira serão alguns dos assuntos abordados.
O coronel Divino Pereira de Brito ressalta que, além dos 1.500 policiais integrantes do Batalhão Copa, todo o contingente da Polícia Militar em Belo Horizonte também estará empenhado durante o evento, realizando, além dos procedimentos rotineiros, outras ações de segurança, como por exemplo, a escolta das delegações internacionais.
Centro de Comando e Controle vai monitorar e concentrar ações
O Governo de Minas montou um forte esquema de segurança para a Copa das Confederações. O Centro de Comando e Controle Regional, também conhecido como Sala de Situação e Gerenciamento de Crises e Grandes Eventos, irá monitorar e coordenar todos os deslocamentos e trajetos previstos nas programações oficiais das seleções internacionais que chegarem ao Estado, além de preparar e organizar ações em caso de contingência.
Com a ajuda das cerca de 400 câmeras instaladas na capital e captadas pelo Centro de Comando e Controle, todas as seleções que desembarcarem em Belo Horizonte serão acompanhadas desde a chegada até a partida do Estado. As delegações também terão policiamento nas áreas externas ao hotel e durante os treinos. 
Minas recebe a primeira seleção que chega ao país
A primeira seleção internacional que chegou ao país para a Copa das Confederações desembarcou em Belo Horizonte nesta quinta-feira (06.06). A equipe do Taiti, mesmo vindo antes do previsto, que era 12 de junho, foi acompanhada com todo o esquema de segurança programado para a data. “Isso mostra que já estamos, antecipadamente, prontos para os grandes eventos esportivos que se aproximam”, afirmou a secretária adjunta Cássia Gontijo. Na próxima semana, a delegação da Nigéria também será recebida por Minas Gerais.
 
Crédito foto: PMMG 

Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário