terça-feira, 11 de junho de 2013

Defesa Social se reúne para traçar metas de redução da criminalidade em Sete Lagoas.

D PDF Imprimir E-mail
reuniao_risp_sete_lagoas1_mini.jpg
A 14ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), com sede em Curvelo, na região Central do Estado, vai receber, ainda neste ano, a assunção das cadeias públicas de Três Marias, Capelinha e Corinto e melhorias na unidade prisional e no centro socioeducativo de Sete Lagoas. Essas foram as resoluções tomadas pela cúpula do Sistema de Defesa Social, que se reuniu, na tarde desta quinta-feira (06.06), no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), para uma discussão in loco dos problemas enfrentados pela segurança na região.
 
A transformação das cadeias públicas dos municípios de Três Marias, Capelinha e Corinto em presídios vai trazer melhorias ao sistema prisional da região e liberar policiais militares e civis para suas funções investigativas. Além dessas assunções, o sistema prisional se comprometeu a fazer um projeto de ampliação do Presídio de Sete Lagoas, que receberá um alojamento para detentos do regime semiaberto. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) também vai apoiar o município no projeto de ampliação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) da cidade, que deve receber 100 novas vagas.
O sistema socioeducativo de Sete Lagoas também será beneficiado, graças à reforma do centro de internação definitiva da cidade, que já está em andamento e tem previsão de término para novembro deste ano. As instalações físicas da companhia do Corpo de Bombeiros Militar do município também receberão reformas de melhorias, e as Polícias Militar e Civil receberão viaturas para atuação na cidade.
Atuação integrada  
reuniao_risp_sete_lagoas2_mini.jpg
Segundo o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, Sete Lagoas está entre as 13 cidades prioritárias para o sistema de Defesa Social no que diz respeito à redução da criminalidade violenta, em função do número de ocorrências registradas. “Estamos articulando uma série de medidas relacionadas à atuação conjunta das polícias para reduzir a violência nesta região. Nosso acompanhamento é frequente e iremos empregar todos os esforços para que sejam realizadas mais operações efetivas em Sete Lagoas, reforçando a atuação ostensiva da polícia”, destacou.  
Para contribuir com os esforços de redução da criminalidade, o secretário se comprometeu a levar um projeto de instalação do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) em Sete Lagoas. Além disso, a Secretaria irá se empenhar para articular operações conjuntas das polícias Militar e Civil junto à Polícia Federal na região.  
O comandante da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’Ana, o chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Matta, e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, também estiveram presentes na reunião e destacaram a chegada de mais efetivo para a região da 14ª Risp, em função dos concursos já em andamento nas corporações.  
reuniao_risp_sete_lagoas_mini.jpg
Sete Lagoas é o sexto município a receber, neste ano, a cúpula do sistema de Defesa Social, que se reúne com autoridades locais para diagnosticar a criminalidade violenta na região e estabelecer metas e objetivos de combate à violência. Até o fim de 2013, o secretário e os comandantes visitarão todas as 15 Risps do interior do Estado. Participaram do evento na 14ª Risp lideranças policias e representantes da Justiça, Ministério Público e Poder Executivo local. O secretário Rômulo Ferraz se comprometeu a retornar a Sete Lagoas entre os meses de novembro e dezembro, para dar continuidade aos projetos na cidade.  
Crédito fotos: Luiza Muzzi / Ascom Seds  

Fonte: SEDS/MG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário