sexta-feira, 12 de abril de 2013

Para redução de criminalidade, segurança foca trabalhos em 13 cidades.




A partir deste mês de abril, 13 municípios definidos pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) como foco prioritário no combate à criminalidade violenta contra o patrimônio e homicídio terão uma periodicidade mais intensiva de encontros dos órgãos de Defesa Social. Denominada IGESP Focal, a reunião faz parte do novo formato da Metodologia Gestão Integrada de Segurança Pública (IGESP), e terá como diferencial a realização de encontros quinzenais nas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) onde há concentração desses crimes. 


O lançamento do IGESP Focal foi realizado nesta quarta-feira (10.04), na Cidade Administrativa, pelo secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Márcio Martins Sant`Ana e o chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Mata e reuniu comandantes, chefes de departamentos, delegados regionais, promotores de justiça, além de outras autoridades de dez Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) – Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Uberlândia, Divinópolis, Montes Claros, Uberaba, Ipatinga e Governador Valadares.  

igesp_reduzida_2.jpgNa prática, os comandantes de batalhões, delegados regionais, gestores de prevenção à criminalidade, delegacias especializadas, analistas criminais, analistas de inteligência das Polícias Civil e Militar e representantes do Ministério Público (MP) farão um diagnóstico detalhado da incidência criminal nessas áreas integradas e estabelecerão estratégias para reduzir os índices de criminalidade. Além do monitoramento intensivo, haverá periodicamente operações conjuntas das polícias em parceria com o MP. “O somatório de esforços é fundamental para a reversão dos índices de criminalidade no Estado”, destacou Rômulo Ferraz.

O IGESP Focal contará também com a participação constante do coordenador metodológico da Seds em todas as reuniões que terá, entre outras atribuições, a função de fazer uma interlocução dos órgãos que compõem as Aisps junto à Secretaria de Defesa Social.

O secretário disse ainda que nos próximos seis meses cerca de 2.400 viaturas serão entregues às polícias Civil e Militar, renovando a frota das instituições, além de uma série de outros investimentos que demandarão um recurso da ordem de 600 milhões de reais do governo.  
 


O governador também esteve presente na reunião de trabalho e incentivou todas as lideranças policiais e membros do Ministério Público a buscar a redução dos índices de crimes violentos, que vão impactar no aumento da sensação de segurança. “O tema da segurança é o que mais preocupa o dia a dia das famílias em Minas e no Brasil. Nosso primeiro esforço nesses treze municípios é ação integrada das instituições de Segurança Pública e Justiça para reduzirmos os indicadores, com a presença permanente e preventiva da Polícia Militar, com as ações de investigação da Polícia Civil e a Justiça, por meio do Ministério Público e do Poder Judiciário", ressaltou o governador.

Crédito fotos: Marcilene Neves / Ascom Seds

Nenhum comentário:

Postar um comentário