sexta-feira, 12 de abril de 2013

Secretário de Estado de Defesa Social abre o I Seminário Internacional sobre Mediação.

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, representando o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, participou nesta quinta-feira (11.04) da solenidade de abertura do I Seminário Internacional sobre Mediação. O evento é promovido pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Estação do Saber – empresa privada que desenvolve projetos de coaching e liderança – e acontece até sexta (12.04) na Faculdade de Direito da UFMG, em Belo Horizonte. 


Na abertura do evento, o secretário apresentou algumas ações que são desenvolvidas pelo Estado no campo da mediação, como o Programa Mediação de Conflitos, que administra conflitos potenciais e concretos, evitando que eles sejam propulsores de situações violentas e delituosas. “A mediação é uma política muito importante em todas as instâncias na prevenção da criminalidade”, ressaltou Rômulo.

Todos os 80 mediadores dos 28 Centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs) de Minas que desenvolvem o Programa Mediação de Conflitos estão participando do seminário. Segundo o coordenador da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (Cpec), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Talles Andrade de Souza, o evento é um espaço de divulgação das ações de mediação do Estado. “Além do conhecimento teórico, os funcionários dos CPCs também possuem bastante experiência, podendo contribuir muito em discussões que envolvem a prática”, completou.



Durante os dois dias de realização do seminário, diversos temas envolvendo a mediação serão abordados em palestras e discussões. A primeira exposição teve como foco a mediação escolar e foi ministrada pela diretora da Diplomatura Universitária em Mediación y Negociación – pertencente ao Instituto Universitaire Kurt Bosh Buenos Aires, Argentina –, Gabriela Jablowsi.

Além do secretário Rômulo Ferraz, também participaram da solenidade de abertura do seminário o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues; a defensora pública Geral do Estado de Minas Gerais, Andrea Abritta Garzon Tonet, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB – Seção MG), Luiz Cláudio Chaves, entre outros.

Mediação de Conflitos.

O programa é uma política pública de recorte territorial, desenvolvendo instrumentos para a minimização dos riscos sociais, a redução das vulnerabilidades e o enfrentamento às violências. A Seds, por meio da Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade, tem uma parceria consolidada com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto ELO – associação privada sem fins lucrativos que contrata profissionais e estagiários de diversas áreas para atuarem nos programas do governo mineiro. O Mediação de Conflitos é desenvolvido em 25 regiões do Estado com altas taxas de criminalidade violenta e se insere nos Centros de Prevenção, onde se executam também outros programas preventivos. 


Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário