sábado, 6 de abril de 2013

Vale do Aço terá Lei Seca endurecida, Centro Socioeducativo e novas vagas para o Sistema Prisional.


PDF Imprimir E-mail
vale-do-aco-tera-632-novas-vagas-para-presos-e-controle-mais-rigido-da-lei-seca_c_slide.jpg
Ipatinga, na Região do Vale do Aço, recebeu nesta sexta-feira a cúpula da Defesa Social para discussões de ações de enfrentamento à criminalidade e anúncios de novos investimentos para a 12ª Região Integrada de Segurança Pública (12ª Risp). Foram anunciados investimentos nas áreas de integração das polícias, cumprimento da Lei Seca, sistema prisional e sistema socioeducativo. O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Márcio Martins Sant`Ana e o chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Mata, se reuniram com lideranças policiais, prefeitos de cidades do Vale do Aço e representantes da Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública da região.
 
Já no segundo semestre deste ano, Ipatinga reforçará ações conjuntas entre as Polícias Civil e Militar para combater a combinação perigosa álcool e volante. As blitze da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, que hoje são restritas a Belo Horizonte e já conseguiram uma redução dos acidentes com vítimas de mais de 11%, chegarão a Ipatinga para incrementar as ações já existentes da Lei Seca. A cidade receberá uma Base Móvel para realização específica destas ações, motocicletas, novos bafômetros, além de máquinas fotográficas e filmadoras para execução das regras do endurecimento da legislação, que prevê o atestado de embriaguez por testemunhos ou filmagens, caso o motorista não queira soprar o etilômetro.
 
As polícias Militar e Civil também terão incremento de pessoal, viaturas e outros equipamentos de trabalho a partir de junho. De acordo com o comandante da Polícia Militar, Cel. Santana, serão novos 60 policiais na 12ª Região Integrada, a partir da finalização do concurso em andamento. O chefe da Polícia Civil, Dr. Cylton Brandão, também lembrou a chegada de 39 novos delegados na região nas últimas semanas e disse que parte dos novos 130 escrivães em treinamento na Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Acadepol) deverão ser empossados na cidade em maio deste ano. 
 
Adolescentes em conflito com a lei
 
Durante a reunião, o secretário Rômulo ressaltou o empenho do Estado na entrega do Centro Socioeducativo de Ipatinga, que hoje enfrenta dificuldades na liberação do imóvel previsto para ser adaptado. Segundo ele, na última quinta-feira (04.04) foi aberto edital para a contratação dos agentes socioeducativos que vão trabalhar no local. Entretanto, o secretário se comprometeu a fazer o acautelamento de adolescentes em conflito com a lei em um imóvel provisório em Açucena que estará pronto para funcionamento em três meses e terá capacidade de 30 vagas.  
 
632 vagas no sistema prisional
 
O sistema prisional da 12ª Região Integrada de Segurança Pública (12ª Risp) ganhará um novo folêgo com a abertura de 632 novas vagas nos próximos dois anos na cidade. A Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, será duplicada, ampliando sua capacidade de 384 vagas para 736. Esta obra será realizada com recursos do Estado, está orçada em R$ 2 milhões e deve ficar pronta em janeiro de 2014. Também será construído um presídio na cidade de Manhuaçu, com 286 vagas, com recursos obtidos pelo Governo de Minas junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
 
Comitê Rodrigo Neto
 
Durante a agenda na cidade, a cúpula da Segurança Pública também se reuniu com representantes do Comitê Rodrigo Neto, formado após a morte do jornalista investigativo de mesmo nome na cidade de Ipatinga, no dia 8 de março. O secretário ressaltou que a Defesa Social está acompanhando de perto este caso, que foi designado um delegado experiente da Delegacia de Homicídios de Belo Horizonte para tratar do assunto e que não há dúvidas do empenho das polícias na elucidação e devida resposta à sociedade. “Não podemos revelar as várias linhas de investigação que estão sendo tratadas, mas ninguém tenha dúvida que não há nada que possa impedir a apuração correta deste caso. Na possibilidade de qualquer envolvimento de policiais, vamos enfrentar e resolver a questão.”  
 
Reuniões no interior
 
A rodada de reuniões nas cidades do interior com a cúpula da Defesa Social vai ocorrer ao longo do ano com representantes das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) que não estão na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A intenção é que, além do recebimento das demandas das regiões ao longo do ano, o secretário, o chefe da Polícia Civil e o comandante da Polícia Militar possam conferir in loco as opiniões das lideranças policiais e demais instituições relacionadas ao Sistema de Defesa Social como Ministério Público, Justiça, Defensoria Pública e Poder Executivo.  
 
A reunião em Ipatinga, nesta sexta-feira, aconteceu na sede da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, em Ipatinga. A Agência tem sido um instrumento governamental de articulação de políticas públicas com as demais secretarias de Estado na busca de desenvolvimento econômico e social e soluções efetivas para problemas regionais. A Agência de Desenvolvimento está ligada à Secretaria de Estado de Gestão Metropolitana (Segem).  
 
Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário