domingo, 17 de novembro de 2013

Cúpula da segurança pública define investimentos para a 6ª Risp.

PDF Imprimir E-mail
img_5046_little.jpgMais policiais, viaturas e novas vagas para o sistema prisional serão destinados para a 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (14.11) durante uma reunião da cúpula do sistema de Defesa Social em Varginha, no Sul de Minas, com representantes da Justiça, do Ministério Público e do Poder Executivo. O objetivo foi traçar estratégias de prevenção à criminalidade a nível local.
Uma delas é a contratação de 55 servidores civis, que permitirá a liberação do mesmo número de policiais militares para as ruas somente na 6ª Região. “Eles poderão atuar na prevenção e na repressão à criminalidade, deixando de lado o serviço burocrático e administrativo de que atualmente se ocupam”, explica o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’Ana, destaca que, em todo o Estado, serão 1.300 servidores civis: “As contratações serão feitas até o final de janeiro de 2014”. Ele também lembra que o efetivo ainda será reforçado com a realização de concurso público para policiais militares com 1.700 vagas. 
A Polícia Civil também receberá reforço com a entrada em exercício de 120 médicos legistas e 95 peritos, em todo o Estado, já aprovados em concurso. Com uma verba de mais de meio milhão de reais, as delegacias de Lavras, Perdões e Campo Belo serão reformadas. Além desses investimentos, mais de 50 viaturas irão para a 6ª RISP. “Esses veículos renovarão a frota”, ressalta a chefe adjunta da instituição, delegada geral Maria de Lurdes Camilli. Escuta telefônicas, notebooks, tablets e impressoras, entre outros equipamentos, também serão distribuídos na região.
A construção de um novo presídio em Lavras irá criar mais 380 novas vagas para o sistema prisional somente na 6ª Risp. Ao todo, serão 1.700 em todo o Sul de Minas, o que possibilitará a desativação de diversas cadeias públicas que ainda estão sob a gestão da Polícia Civil.
Ainda serão instaladas 12 novas câmeras de monitoramento, já no próximo mês, em Lavras. O objetivo é coibir o roubo e o roubo à mão armada. Estudos mostram que, nas áreas onde o sistema foi implementado, houve uma redução da criminalidade de 30% a 40%, aumentando a sensação de segurança entre a população.
 
Crédito foto: Mayara Gouvea


Fonte: SEDS/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário